terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

ICC firma parceria com Centro de Câncer de Toulouse (França)

O trabalho do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) rompeu as fronteiras brasileiras e atingiu reconhecimento internacional. O ICC recebeu uma proposta da Câmara do Comércio e Indústria de Toulouse, na França, e firmou uma parceria com o Cancéropôle (Centro de Cancerologia) de Toulouse, a fim de efetuar trocas econômicas, institucionais, comerciais e tecnológicas. Assim como o ICC, a Cancérôpole reúne competências acadêmicas, científicas, tecnológicas, médicas, clínicas e farmacêuticas, públicas e privadas, com um mesmo objetivo compartilhado: o de aumentar o número de tratamento com sucesso.

Após seis meses de negociações, o Diretor Executivo, Sérgio Juaçaba e o Diretor Corporativo de Negócios, Pedro Meneleu, do Instituto do Câncer, acertaram com os executivos do Centro francês uma proposta para trocas acadêmicas e tecnológicas entre as duas instituições, tanto na formação de profissionais como na pesquisa científica, e no domínio da saúde.

Na área técnica de saúde, a troca de experiências será feita por meio da formação de estagiários em cirurgia, radioterapia, oncologia clínica, reconstituição plástica, entre outras especialidades. Além do trabalho prático também serão desenvolvidos trabalhos de pesquisa, inclusive no domínio da cirurgia robótica, realizando, assim, transferências de tecnologias.

“O convite para a parceria foi uma surpresa muito positiva para nós. Quando viajamos para Toulouse, não tínhamos ideia do que iríamos encontrar. Descobrimos que somos referência para eles e os nossos sistemas são muito parecidos, inclusive em estrutura. Além de pesquisas, os médicos, enfermeiros e assistentes sociais poderão desenvolver suas teses de mestrado, doutorado e pós-doutorado, qualificando ainda mais os nossos funcionários”, afirma dr. Sérgio Juaçaba.

A participação do Instituto do Câncer nessa troca de experiências irá possibilitar a ampliação da área de atuação e desenvolvimento de trabalhos de Oncologia, beneficiando os profissionais e os pacientes. Para a dra. Miren Uribe esta integração também é uma experiência administrativa inspiradora, pois “é possível ver como a instituição francesa integra áreas públicas e privadas e áreas de pesquisa”, para a médica o ICC representa o Brasil nesse trabalho de cooperação que o Cancéropôle de Toulouse está realizando com diversos países. A visita foi o primeiro passo da parceria, uma apresentação de ambas as atividades. Agora iremos criar um grupo no Instituto e definir o que e como vamos trabalhar. Já vimos que podemos colaborar, por exemplo, com pesquisa clínica de melanoma.

Sobre o Centro de Câncer de Toulouse
O Cancéropôle (Centro de Cancerologia) é um projeto definido pelo governo da França, onde se pretende estimular pesquisas que vão desde a fundamentação de tratamentos e medicamentos até a aplicação no paciente. Essas pesquisas integram diferentes áreas: médicos, engenheiros, matemáticos, físicos, químicos etc. Todas elas estão focadas no desenvolvimento de tecnologia e no tratamento de câncer. Além de integrar as pesquisas, o Centro também unifica as áreas públicas e privadas, que trabalham juntas. Um dos objetivos do Cancéropôle é criar uma clínica com 300 leitos.

Desenvolvido pela Comunidade de Agglomération du Grand Toulouse, em parceria com o Conselho Geral da Região da Haute-Garonne, o Conselho Regional da região de Midi-Pyrénées e do Estado, o centro se situa em uma área de 220 hectares em Toulouse, dedicando suas atividades à luta contra o câncer e com o objetivo de se transformar nos próximos 10 anos no líder europeu em sua área de atuação.

Sobre o Instituto do Câncer do Ceará
O Instituto do Câncer do Ceará tem 65 anos de fundação e é referência no tratamento e na pesquisa em oncologia no Norte e Nordeste, o ICC realiza por mês cerca de 19.000 atendimentos, sendo 70% de pacientes provenientes do Sistema Único de Saúde. A instituição filantrópica mantém o Hospital do Câncer do Ceará (HCC), a Escola Cearense de Oncologia (ECO) e a Casa Vida, casa de apoio a pessoas carentes que estão em tratamento no HCC.

Outras informações sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, assessoria de imprensa do ICC, pelo fone (85) 3258.1001. Falar com Larissa Viegas (85) 9996 8706 larissaviegas@ad2m.com.br.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Residência Médica 2010

Foram apresentados, no dia 1° de fevereiro de 2010, a nova turma de residentes do ICC. São oito médicos residentes que atuarão nas áreas de Cancerologia Clínica e Cirúrgica, Mastologia, Radiologia e Radioterapia.

Novo Diretor Clínico

Em Assembléia Geral do Corpo Clínico, realizado no dia 29 de janeiro de 2010, foi aclamado Diretor Clínico, para mandato de 1 ano, o Dr. Renato Pierre, médico radioterapêuta.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Câncer é o maior alvo de pesquisas no Brasil

A maior parte dos trabalhos são financiados pela indústria farmacêutica, tratando de novas drogas.

No Brasil, a maior parte das pesquisas clínicas têm como alvo o câncer, segundo o Clinical Trials, um dos principais bancos de registros de estudos clínicos no mundo, com sede nos Estados Unidos. Ao menos 25% dos trabalhos tem como foco o câncer de mama, diabete, doenças do aparelho circulatório e de estudos sobre HIV e aids. De 1.613 estudos com seres humanos, o Clinical Trials aponta que um terço ainda está recrutando pacientes, e que a maior parte dos trabalhos são financiados pela indústria farmacêutica, tratando de novas drogas. Entre os principais trabalhos estão os estudos de fase 3 e 4, quando o remédio está pronto para a verificação de eventos adversos e com abientação em novos mercados, recrutando grande número de pacientes em diversos países. Para especialistas, essa é a confirmação de que há uma transição epidemiológica no Brasil: mais idosos e mais doenças crônicas, assim como menos doenças infecciosas relacionadas às más condições de vida. Em paralelo, há também um visível interesse da indústria por áreas mais lucrativas, além de apontar a necessidade rediscutir a regulamentação, controle e incentivos para os estudos que visem a melhoria da saúde da população e avanço científico brasileiro.