quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Hospital do Câncer do Ceará investe em treinamento para a Gestão pela Qualidade


Com o objetivo de fortalecer uma política hospitalar com base na gestão de qualidade, o Hospital do Câncer do Ceará ofereceu, nos dias 24 e 25 de fevereiro, o Curso de Gestão pela Qualidade para mais de 70 funcionários da organização. A capacitação foi ministrada por Mara Machado, do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), companhia líder na implantação e certifi cação da Acreditação ONA – Organização Nacional de Acreditação.

De acordo com Wilma-Ney Lopes, gerente de Qualidade do Hospital do Câncer do Ceará, “além da importância de consolidar a cultura interna voltada para a melhoria das práticas assistenciais, visando a segurança do paciente, e da gestão hospitalar, o curso permite a preparação para alcançar outros níveis de Acreditação Hospitalar”.

Nos dias 22 e 23 de março, a equipe do IQG, composta por dois técnicos, visitará o Hospital do Câncer do Ceará para verifi car pontos recomendados anteriormente para melhoria e para manter o selo do ONA. Sua abordagem visa estimular a busca pela qualidade da assistência ao paciente, com foco na gestão dos riscos para a sua melhor segurança e no aumento da confi ança da comunidade na Instituição.

Em dezembro de 2010, o Hospital conseguiu o certifi cado de 'Acreditação Hospitalar Nível I' após submeter toda a sua estrutura e seu capital humano a um criterioso processo de avaliação qualitativa, imposto pela ONA. Já aprovado com o Nível I, o Hospital do Câncer do Ceará trabalha para manter a qualidade no atendimento e a melhoria constante dos serviços oferecidos, podendo alcançar outros níveis de acreditação. “A satisfação em obter esta certifi cação é motivo para continuar, com o mesmo empenho demonstrado pela nossa equipe, na procura pela melhora contínua. Nosso objetivo é superar as expectativas e garantir a qualidade de nossos clientes e pacientes”, destaca Wilma-Ney.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Nova turma de residentes médicos


Os novos médicos residentes do Instituto do Câncer do Ceará participaram de uma manhã interativa para apresentação da Instituição.

Ao todo, 25 médicos atuantes em diversas áreas do tratamento oncológico integrarão o corpo clínico da Instituição durante o ano de 2011.

Um dos participantes da programação foi o médico Edson Pontes, cearense com destaque internacional na área da Urologia, que ministrou palestra sobre os “Avanços e Perspectivas na Formação de Médicos Oncologistas”.

A emissão do certifi cado de 'Hospital Acreditado Nível I', emitido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) ao Hospital do Câncer do Ceará, foi um dos temas abordados pela Gerente de Qualidade do Hospital, Wilma-Ney Lopes, aos novos médicos residentes.

De acordo com a gerente, “é importante essa apresentação sobre a Acreditação Hospitalar porque o Hospital do Câncer do Ceará faz parte de um número muito pequeno de hospitais com esse selo de qualidade, sendo a primeira instituição filantrópica a possuir esta certifi cação no Estado do Ceará".

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Novos médicos assumem direção do Hospital do Câncer do Ceará


Novos médicos assumiram a direção do Hospital do Câncer do Ceará (HCC). Reginaldo Ferreira da Costa, coordenador da Unidade de Intercorência de Câncer do HCC e vice-presidente da Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Ceará, é o novo Diretor Clínico.

O cargo de Diretor Técnico do HCC fica com o médico Helano Neiva de Castro. Em entrevista ao Jornal ICC Comunica, Helano revelou que o seu primeiro contato com a Instituição foi durante o treinamento realizado com a equipe de enfermagem para a implantação do Time de Resposta Rápida no ICC. “Como Diretor Técnico, tenho o desafio de tornar todos os processos seguros tanto para pacientes quanto para a equipe médica envolvida”, destaca Helano.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Santa Casa de Sobral terá serviço de Oncologia sob administração do ICC


O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) fi rma parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Sobral e passa a administrar o serviço de Oncologia deste renomado hospital. O contrato, assinado em janeiro, destaca a integração das atividades entre os serviços e o intercâmbio de informações nas duas instituições.

Referência nas regiões Norte e Nordeste do país, o Hospital do Câncer do Ceará oferece integralidade no tratamento contra o câncer através do tripé: cirurgia, oncologia clínica e radioterapia. O serviço dispõe de instalações, infra-estrutura e uma equipe de saúde multidisciplinar qualificada para oferecer tratamento humanizado e capacitada no que existe de mais moderno no tratamento oncológico. Todo esse conhecimento, adquirido ao longo de 66 anos de fundação do ICC, será compartilhado com o hospital sobralense, referência para uma população de cerca de 1,6 milhão de habitantes, compreendendo mais de 65 municípios da região.

A Santa Casa, assim como o HCC, também é uma instituição fi lantrópica, de caráter regional, com 92% de sua área instalada a serviço do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com Cristhian Schoenherr, gestor responsável pela implantação administrativa da parceria entre a Santa Casa e o ICC, o objetivo é ampliar o serviço para a região Norte, oferecendo à população um atendimento dentro dos moldes do Hospital do Câncer do Ceará, evitando assim que o paciente precise se deslocar 220 km até Fortaleza em busca de determinados tratamentos, o que muitas vezes inviabiliza a continuidade ou até mesmo a conclusão terapêutica. “Estamos certos de que, através desta parceria, iremos elevar consideravelmente o número de atendimentos para a região Norte, além disso, daremos ênfase ao diagnóstico precoce, diminuindo de forma significativa o impacto psicossocial e fi nanceiro para os pacientes oncológicos”.

Além dos serviços oncológicos já ofertados à população da região Norte através da Santa Casa, o ICC pretende ampliar o quadro de profi ssionais médicos, assim como introduzir outras especialidades. Dentre os serviços que compõem a estrutura ICC na Unidade em Sobral, vale ressaltar a participação do Laboratório de Anatomia Patológica da Santa Casa devido ao tamanho e volume de peças e biópsias recebidas.