sábado, 28 de maio de 2011

Pesquisa Clínica promove curso

No dia 26 de maio, foi realizado o Programa de Qualifi cação de Centro de Pesquisa para 25 profi ssionais da área de Saúde do Instituto do Câncer do Ceará.

O curso, proveniente de uma parceria entre a Instituição e a Sanofi Aventis, abordou temas como a Implementação e Manutenção de um Sistema de Gestão da Qualidade; os Requisitos para a Contratação e Manutenção da Equipe do Centro de Pesquisa e as Inspeções regulatórias conduzidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, além de apresentar estudos de casos.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Médicos participam de curso de Gestão pela Qualidade


O Hospital do Câncer do Ceará (HCC) promoveu um Workshop de Gestão pela Qualidade voltado exclusivamente para os médicos da Instituição. Cerca de 70 profissionais participaram do evento, que foi ministrado por Mara Machado, do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), de São Paulo. O evento objetivou sensibilizar o corpo clínico quanto à relevância da gestão pela qualidade para a garantia de bons resultados assistenciais, segurança do paciente e melhoria contínua dos processos. Para Reginaldo Ferreira da Costa, diretor clínico do HCC, "a participação dos médicos foi surpreendente e superou nossa expectativa. Foi um dia bastante proveitoso para a equipe".

O Hospital do Câncer do Ceará trabalha para manter a certifi cação de Hospital Acreditado Nível I. Ainda neste mês, a Instituição receberá mais uma visita de manutenção da acreditação. O HCC planeja conquistar a certifi cação Nível II até 2012.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Livro lançado em prol da Casa Vida


O médico e também presidente do Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto do Câncer do Ceará, Marcelo Gurgel, lançou, no dia 19 de maio, o livro Embates e Combates – Por Boas e Intrigas Causas, no Centro Cultural Oboé.

Toda a renda do lançamento foi revertida para as ações sociais da Casa Vida, mantida pela Rede Feminina do Instituto do Câncer do Ceará, que recebe pacientes residentes no interior do Estado e realizam tratamento oncológico no Hospital do Câncer do Ceará.

domingo, 15 de maio de 2011

Presença em Congresso Internacional


O Hospital A.C. Camargo, de São Paulo, promoveu em maio a I Bienal Internacional de Oncologia dos Ex-Residentes do Hospital A.C. Camargo. O evento deu continuidade à antiga Reunião Anual de Cancerologia dos Ex-Residentes. O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) esteve representado na ocasião pelos médicos Cássio Cortez, Fernando Bastos, Irapuan Teles, Marcelo Leite, Marcos Vieira, Renato Mazon e Ricardo Araújo. Para o médico radioterapeuta Fernando Bastos, que ministrou palestra sobre o Estado Atual da Radioterapia em Sarcomas, “o evento foi fundamental para saber o que está acontecendo em outros estados na área oncológica e conhecer as experiências dos principais hospitais internacionais”.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Homenagens marcam o Dia das Mães no ICC


Os voluntários e o departamento de Recursos Humanos do ICC promoveram atividades em comemoração ao Dia das Mães. As homenagens começaram com celebração eucarística seguida de café da manhã. Além das pacientes, as funcionárias do ICC também foram homenageadas. Foram distribuídos lanches, presentes, cestas básicas, dicas de maquiagem e cabelo, além de sorteios de brindes para mais de mil mães presentes durante o evento.