terça-feira, 31 de março de 2009

Fique Atento - Câncer Infantil

Atualmente o câncer infantil alcança taxas de cura em torno de 60 a 70%. Apesar de ser raro, é uma das causas mais freqüentes de morte em crianças. O diagnóstico precoce aumenta consideravelmente a chance de cura dessas crianças.

Sinais e Sintomas:
Os sinais e sintomas que indicam que uma criança tem câncer, inicialmente são inespecíficos, pois aparecem em outras doenças. Nas neoplasias os sinais e sintomas aparecem isolados ou associados: por exemplo a febre que não resolve, palidez e fraqueza, manchas rochas, aumento dos gânglios, dores nas pernas, dor de cabeça, principalmente pela manhã, reflexo branco na pupila (reflexo do olho de gato).
Em caso de suspeita, as crianças devem ser encaminhadas para o pediatra, para que sejam examinadas e realizados exames.

Câncer mais freqüente:
O câncer mais freqüente entre crianças é a Leucemia, é o câncer que tem origem na medula óssea, além dos tumores de sistema nervoso central (cérebro e cerebelo) e linfomas (câncer nos gânglios). Porém as crianças podem apresentar outros tumores: abdominais (TU de Wilms e neuroblastomas), tumores oculares e ósseos.

Chances de cura:
O linfoma de Hodgkin e Retinoblastoma (tumor ocular), hoje, é o câncer com maior chance de cura, em torno de 90%, seguido da leucemia linfóide aguda, com chances de até 80% de cura.

Tratamentos:
Os tratamentos são realizados por:
Quimioterapia – medicamentos especiais, que podem ser aplicados na veia ou no músculo e também administrados por via oral;
Radioterapia – é um equipamento parecido com um Raio-X, onde a aplicação de irradiação ajuda a destruir o tumor;
Cirurgia – operação na qual é retirado o tumor, que pode ser realizada no momento do diagnóstico ou depois da quimioterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário