sexta-feira, 8 de abril de 2011

ICC alerta sobre a importância da prevenção durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer


O câncer é uma das principais causas de morte no mundo e, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), até o fi nal de 2011 são estimados cerca de 500 mil novos casos em todo o Brasil. No Instituto do Câncer do Ceará (ICC), maior centro de referência no diagnóstico, tratamento e pesquisa do câncer no Norte e Nordeste do Brasil, são realizados cerca de 19 mil atendimentos, por mês, dos quais 70% dos pacientes são do Sistema Único de Saúde (SUS), além de planos de saúde e particulares.

Para ter uma vida saudável e evitar doenças, entre elas o câncer, é preciso adotar hábitos de vida como: não fumar, não ingerir bebidas alcóolicas, realizar exercícios físicos regularmente, alimentar-se adequadamente e realizar os exames de check-up periodicamente. Essas pequenas atitudes promovem mais qualidade de vida e ajudam a diminuir a possibilidade de desenvolver o câncer. Foi pensando nisso que o ICC criou o evento Viva + Saúde – Cuidando da Saúde e Prevenindo o Câncer, realizado no dia 8 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer, uma data de conscientização e refl exão. A programação contou com várias ações alertando a população sobre a prevenção do câncer através de palestras e da blitz Informação é Prevenção, realizada pelo voluntariado da Unifor e do ICC com a distribuição de material informativo em diversos pontos da cidade e na Instituição.

A ação Vamos Juntos Humanizar realizada pelas terapeutas ocupacionais Waleska Alves e Denise Falcão percorreu vários setores do ICC e proporcionou um momento de interação e descontração entre pacientes e acompanhantes. Na ocasião, as voluntárias realizaram sessões de maquiagem nas pacientes.

Também foi realizado o IV Ciclo de Palestras para Pacientes, Acompanhantes e Voluntários que contou com palestras sobre Estresse e Câncer, com a psicóloga Sárvia Abreu, Cuidados em Quimioterapia, com o médico Markus Gifoni e o papel do voluntariado no apoio ao paciente com câncer, ministrada pela voluntária do ICC, Mirian de Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário