terça-feira, 5 de julho de 2011

Banco de Tumores do HCC está entre os Centros de excelência da América Latina


O Banco de Tumores do Hospital do Câncer do Ceará iniciou suas atividades em maio de 2011, sendo a primeira Instituição do Estado na obtenção e gerenciamento de bioamostras de pacientes com câncer. O Banco representa um passo importante para a sociedade, pois através de amostras doadas pelos pacientes atendidos na instituição, serão desenvolvidos estudos e pesquisas que auxiliarão na descoberta de novas moléculas e tratamentos cada vez mais eficazes.

Para doar tecido ao Banco, o paciente poderá informar ao médico o interess de doar amostras de tecidos e receberá toda a orientação necessária disponível em folders, no site ou no serviço. Durante o procedimento cirúrgico ao qual o paciente será submetido, há partes do tecido que não serão necessárias para o diagnóstico ou tratamento, esse excesso será disperdiçado, caso o paciente não autorize o seu envio ao Banco de Tumores. Todas essas ações serão acompanhadas pelo médico que irá avaliar se o paciente pode ou não ser doador. Esse processo não interfere no diagnóstico do paciente, e não requer procedimento cirúrgico adicional.

Quando doado, tal material será identificado por códigos de barra, para garantir o anonimato, e submetido a um sistema de congelamento para se manter preservado por muito anos. Assim, podem ser obtidos e estudadas moléculas que auxiliarão no entendimento do câncer, bem como em descobertas de tratamento cada vez mais eficientes. O Banco de Tumores será importante para proporcionar a descoberta de tratamentos mais eficazes que poderão beneficiar as gerações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário